Você já ouviu alguma vez o termo contaminação cruzada?
Se ainda, não, talvez essa seja a hora de você aprender um pouquinho sobre esse termo, assim você pode tomar atitudes que podem evitar que a contaminação cruzada aconteça.
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a contaminação cruzada pode ocorrer através da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície contaminados para outro alimento.
Aqui na Bongelo, durante os nossos treinamentos periódico e anual sempre damos um exemplo super fácil de entender sobre contaminação cruzada. Sabe aquela sua tábua de carne, imagine que você acabou de cortar um frango cru sobre ela e utilizou uma faca, de repente seu filho pede que você corte para ele uma maçã e você utiliza a mesma faca (sem higienizar) para cortar a fruta. Esse é um exemplo típico de contaminação cruzada. A faca provavelmente estava contaminada por microrganismos presentes no frango cru e ao cortar a maçã com a mesma faca, esses microrganismos podem ter sido transferidos para a maçã, o que pode ocasionar uma infecção alimentar.
Na fabricação de gelo, a contaminação cruzada pode ocorrer quando se mistura uma água potável com uma água não potável, se o gelo for exposto a uma superfície não higienizada, ou ainda, se o manipular tocar a superfície de um equipamento limpo com as mãos sujas. Por isso, manter as BPF (Boas Práticas de Fabricação) é fundamental para manter o produto seguro.
Mas, como evitar a contaminação cruzada?
- Separe os alimentos crus dos alimentos cozidos;
- Utilize equipamentos e utensílios diferentes para manipular alimentos crus e cozidos, ou higienize-os adequadamente na troca de atividade;
- Armazene os alimentos em recipientes fechados para que não haja contato entre alimentos crus e cozidos;
- Lave bem as mãos depois de manipular alimentos crus;
- Lave bem as mãos depois de manipular lixo e sacarias;
- Higienize os utensílios que foram utilizados para manipular alimentos crus adequadamente;
- Nunca misture gelo com produtos cárneos crus no freezer, pois o exsudato (suco) da carne crua (peixe, frango, carne vermelha) pode conter microrganismos que podem contaminar o gelo;
Lembre-se que o manipulador de alimentos também pode ser fonte de contaminação cruzada, principalmente através das mãos.
Agora que você já sabe o que é a contaminação cruzada, você poderá tomar medidas que evitem que ela aconteça, e assim consumir alimentos seguros e de qualidade.
No Comment
You can post first response comment.