DISK GELO 11 4186-9166

A importância de lavar as mãos

A importância de lavar as mãos

Você tem o hábito de lavar as mãos antes de manipular alimentos? Você sabia que o hábito de lavar adequadamente as mãos pode evitar doenças e infecções?

Lavar as mãos adequadamente pode parecer um hábito muito simples, porém, esse hábito pode reduzir consideravelmente a possibilidade de uma infecção ocorrer.

De acordo com o Guia de Higienização das Mãos – Segurança do Paciente (ANVISA) na pele humana podem ser encontrados os seguintes microrganismos:

Microrganismos encontrados na pele
Microrganismos Faixa de prevalência (%)
Staphylococcus epidermidis 85-100
Staphylococcus aureus 10-15
Streptococcus pyogenes (grupo A) 0-4
Propionibacterium acnes (difteróides anaeróbios) 45-100
Corinebactérias (difteróides aeróbios) 55
Candida ssp. Comum
Clostridium perfringens (especialmente nas extremidades inferiores) 40-60
Enterobacteriaceae Incomum
Acinetobacter spp. 25
Moraxella spp. 5-15
Mycobacterium spp. raro

Fonte: Adaptado de HERCEG, R.J; PETERSON, L.R. Normal Flora in Health and Disease. In: SHULMAN S.T. et al. The Biological and Clinical Basis of Infectious Diseases 5th . W.B. Philadelphia: Saunders Company, 1997. p. 5-141

Como você viu anteriormente, a pele humana tem vários microrganismos, portanto, o hábito de lavar as mãos deve ser rotina diária entre todos nós, mas especialmente entre aquelas pessoas que trabalham com alimentos, os chamados manipuladores de alimentos. Diversos tipos de alimentos podem ser facilmente contaminados se as mãos não forem higienizadas de maneira correta, facilitando a ocorrência DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos).

lave as mãos regularmente

Aqui na Bongelo, todos os funcionários que atuam dentro da área de produção são orientados a realizar a higienização das mãos frequentemente (mesmo não tendo contato direto com o gelo). Os funcionários passam por programa de treinamento anual sobre Boas Práticas de Fabricação e Qualidade do gelo, e os novos funcionários passam por um treinamento admissional para entenderem a importância de manter as mãos limpas, além desse cuidado, para termos a certeza que o procedimento está sendo feito de forma correta é realizada uma supervisão diária das práticas de higiene e um swab de mãos (exame que detecta a presença de microrganismos nas mãos) mensalmente.

Mas, você deve estar se perguntando: “Quando e como se deve lavar as mãos?”

É muito simples, as mãos devem ser higienizadas sempre:

  • Depois de utilizar os sanitários;
  • Antes de manipular alimentos;
  • Depois de manipular alimentos crus;
  • Depois de retirar lixo e sacarias;
  • No caso de manipuladores de alimentos, sempre é recomendado lavar as mãos ao entrar na área de processamento.

Contaminação

Fonte: http://fernandastoduto.blogspot.com.br/2011/06/higiene-de-maos-de-manipuladores.html

As mãos devem ser lavadas com sabonete líquido e água, esfregando-se por 30 segundos até 1 minuto (atente-se para higienizar também as unhas, espaço entre os dedos, áreas que comumente são esquecidas), depois deve-se secar com papel toalha e aplicar o álcool gel.

Pronto! Viu como é fácil realizar a lavagem das mãos. Assim você protege o alimento, você e sua família.

You may also like

One Response Comment

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.