DISK GELO 11 4186-9166

Você sabia que o gelo pode ser utilizado na massa de pão?

Isso mesmo, diversas panificadoras e indústrias de panificação utilizam gelo como ingrediente na fabricação de pães.

A água é um dos principais ingredientes utilizados na fabricação de produtos de panificação, pois ela atua na distribuição dos ingredientes e ajuda na homogeneização da massa. Um dos fatores que deve ser controlado na fabricação de pães é a temperatura da massa. Quando a massa do pão é colocada na masseira, a alta velocidade de rotação do equipamento pode ocasionar um aquecimento da massa que irá causar características indesejáveis no produto final, como antecipação da fermentação e quebra da rede de glúten, o que pode fazer com que o pão não cresça e não atinja o aspecto desejado.

Gelo no pão

Mas, então o que fazer para ter um pão que atenda as características desejadas?

A resposta é simples. Deve-se acrescentar gelo na massa. O gelo faz um resfriamento da massa do pão, e com a diminuição da temperatura, preserva-se o tempo de fermentação e a rede de glúten. Assim utiliza-se a água, um dos principais ingredientes do pão, no estado físico sólido, ou seja, como gelo.

O gelo auxilia na fabricação do pão, ajudando a deixá-lo fofinho e com as características desejadas pelo consumidor. Por isso, é muito importante que o gelo atenda todas as especificações de qualidade. Desde a qualidade da água, até embalagem e armazenamento. Devendo ser isento de contaminações físicas (ex.: pedra, plástico, madeira), contaminações biológicas (ex.: bactérias, vírus) e contaminações químicas (ex.: produtos de limpeza, metais pesados), uma vez que o produto entrará em contato direto com o produto. Se você usa gelo em contato direto com o alimento, certifique-se que ele é fabricado com água potável e seguindo todos os padrões de Boas Práticas de Fabricação e higiene.

E então, você imaginou que o gelo era utilizado na fabricação de pães?

Pois é, hoje você descobriu mais uma utilização muito importante do gelo como produto alimentício. Agora, é só aproveitar o seu pãozinho com manteiga.

You may also like

No Comment

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.