DISK GELO 11 4186-9166

As indústrias de alimentos devem ter um Programa integrado de controle de pragas, pois é uma exigência legal. Existem vários regulamentos técnicos que citam a obrigatoriedade do programa de controle de pragas, tais como a RDC 275/02, a Portaria 326/97 que são de âmbito federal, e ainda, temos em SP a CVS 5/2013, e para a cidade de São Paulo, a Portaria 2619/11.

As pragas são animais que podem contaminar os alimentos e transmitir doenças para os seres humanos. O controle de pragas é importante para a indústria de alimentos porque previne as toxinfecções alimentares, pois as pragas são importantes transmissores de microrganismos patogênicos, causam sentimento de repulsa, e a sua presença nas indústrias e nos alimentos é associada à falta de higiene.

Para um programa efetivo de controle de pragas, é importante contratar uma empresa séria e idônea para realizar o serviço de desratização e desinsetização. Na Bongelo, contamos com a ajuda da empresa ProAtiva que tem vasta experiência nessa área e nos auxilia a manter o ambiente livre de pragas indesejáveis. Além disso, é muito importante colocar em prática a “Teoria dos 4 A’s” – Alimento, Acesso, Abrigo, Água. Se o trabalho de controle de pragas for realizado combatendo esses 4 fatores, o programa será  efetivo e alcançará seu objetivo.

Vamos ver como combater esses 4 A’s?

Alimentos: Os alimentos não podem ser evitados em uma área de fabricação de alimentos, pois são o produto fabricado. Então o que fazer? Bom, é só manter o alimento protegido e manipulá-lo de uma maneira que ele não fique exposto e nem disponível para as pragas.

Abrigo: O abrigo pode ser evitado tomando medidas como, instalação de telas em janelas, portas com proteção inferior e fechamento automático, portas com cortina de ar, retirada de entulhos e sujeira acumulada das áreas interiores e exteriores.

Água: A água, muitas vezes, também é essencial na produção de alimentos, entrando no processo como matéria-prima, ou na limpeza, portanto evitá-la também é impossível. Neste caso, o que pode-se fazer é utilizá-la de forma adequada, ou seja, contendo vazamentos, evitando água empoçada, utilizando água tratada.

Acesso: Para evitar o acesso de pragas às instalações deve-se vedar as aberturas que possam facilitar a entrada de pragas, como buracos nas paredes, janelas abertas, vãos nas portas. É importante que as portas da área de produção permaneçam sempre fechadas durante o horário de trabalho, e também fora dele, para evitar que pragas se instalem quando não houver ninguém no local.

Agora você já sabe o porquê as pragas devem ser evitadas na indústria de alimentos, e como isso pode ser feito. Lembrando que muitas dessas informações, por exemplo, como combater os 4 A’s, você pode utilizar também na sua residência para evitar as pragas em ambiente doméstico.

Esperamos que você tenha gostado das dicas, e até o próximo post.

você pode gostar

Sem comentários

Você pode postar comentários de primeira resposta.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu nome. Digite um endereço de e-mail válido. Por favor, digite uma mensagem.